domingo, 20 de outubro de 2013

Atividades para a alfabetização


Quebra-cabeça para Alfabetização
A diversão está garantida com esta brincadeira de quebra-cabeça.
Materiais necessários:
1 envelope;
duas figuras iguais, mas uma em tamanho pequeno e outra grande;
cartolina;
canetinhas.
Modo de preparo do jogo:
A figura pequena colar no lado de fora do envelope;
a figura grande colar em uma cartolina, cortar em diversos pedaços e colocar dentro do envelope;
em pequenas fichas escrever com canetinha o nome da figura e colocar dentro do envelope.
Para brincar é só entregar para cada criança um envelope. Elas devem montar o quebra-cabeça da imagem e da palavra.
Faça vários envelopes com imagens diferentes!


Diferenciar as letras B e P

É bem comum no início da alfabetização a confusão na escrita de palavras que envolvam as letras P e B. Isto porque o som delas é muito semelhante.
Uma boa dica é dizer para as crianças colocarem a mão na frente da boca e pronunciar a letra P e depois a letra B. Ao pronunciar a letra P vão sentir na palma da mão um ventinho quente.
Dito isto é hora de brincar!
Para a brincadeira é necessário dois baldes e uma bola. Em um dos baldes colar a letra P e no outro a letra B.
A professora diz uma palavra que começa com P ou B (pote, balança, pipa, preto, blusa…).
A criança deverá descobrir se a palavra começa com P ou B e jogar a bola dentro do balde com a letra correspondente. Poderá utilizar o recurso de colocar a mão na frente da boca ao pronunciar a palavra.
Diferenciar as letras “b” e “d”
l
É comum no início do processo de alfabetização as crianças confundirem as letras “b” e ”d”.
A atividade que propomos tem o objetivo de auxiliar na percepção da diferença entre as duas letras.
Está em PDF. É só clicar no link abaixo e imprimir.

Diferenciando b e d

Descubra a sequência

Esta atividade auxilia o desenvolvimento do pensamento lógico e é sempre muito bem aceita pelas crianças. Utilizando lápis de cor o desafio será descobrir qual a sequência de cores e também qual quadradinho deverá ser pintado para formar uma barra com desenhos iguais ao modelo iniciado.
DESCUBRA A SEQUÊNCIA



Brincar e aprender na pré-escola
Esta é uma atividade super interessante para pré-escolares, mas pode ser utilizada com outras idades, e, também, os próprios pais podem usá-la com seus filhos. No entanto, será necessário fazer algumas adaptações.
Materiais: tampas de cores e tamanhos diferentes.
Procedimento: organizar grupos de crianças e pedir que escolham nomes para seus grupos. Em seguida, deixá-las por um tempo manusear livremente as tampas; fazer criações; quantificar; …
Após, propor um desafio: que pensem em uma maneira de organizar as tampas. O mediador pode sugerir uma forma se perceber que as crianças não entendem o que deve ser feito.
A ideia é que as crianças organizem por pelo menos duas maneiras:
tamanho (pequeno, médio, grande);
cor (vermelho, azul, …).
É comum as crianças espontaneamente quantificar as tampas. Então que tal aproveitar esta tendência para, por exemplo, reproduzir um gráfico com os dados obtidos em cada grupo? Este poderá ser feito no quadro; em papel kraft; ou ainda, no computador na sala de informática. Se a quantidade de grupos for grande pode ser feito um sorteio para escolher os grupos que constarão no gráfico.
Espera aí, a brincadeira ainda não acabou! É hora de comparar os gráficos dos grupos uns aos outros.
Exemplos: Qual grupo possui maior quantidade de tampas pequenas? Qual grupo possui menor quantidade de tampas grandes?
Assim, com materiais simples e brincando o pensamento lógico estará sendo desenvolvido.
Boa diversão!!!

Alfabeto


Sugestão: Fixar a cartela com o alfabeto nas carteiras dos alunos.
A cartela pode ser utilizada para pesquisa do alfabeto ou também para um jogo.
Materiais necessários para o jogo:
- Cartela com alfabeto;
- letras em EVA (tamanho pequeno) ou escrito em pequenas fichas.
Procedimento:
1- A professora fala o nome de uma letra.
2 – As crianças deverão preencher a cartela com as letras em EVA.



Fonte: http://www.psicosol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário